Ciência da Vida

Eliseu Mocitaíba da Costa

 

Será que existe mesmo uma crise mundial? Se existe crise, esta deve estar dentro de cada ser humano por conta da falta de ética no aprimoramento da própria personalidade. A diferença está na gestão pessoal, no seu modo de ter e ser. No modo de reconhecimento de seus valores e tratamento de si mesmo e dos outros.

Só se perde qualidade de vida quando os lamentos tomam o lugar dos sonhos. A forma de viver de cada pessoa deve ser proporcional ao seu equilíbrio financeiro. Há gente que compra o que não precisa, gasta o dinheiro que não tem para agradar a quem não merece. O consumo domina.

As deficiências, os obstáculos existem para serem superados pela retomada de valores sob as experiências obtidas. Esse é o grande teste de superação, no caminho em direção à evolução e ao progresso.

Todo mundo deseja conhecer um sábio. Mas, se esquecem do momento em que se olham no espelho. Lá está um sábio estampando os mais primorosos mistérios da vida: quem sois, de onde vieste e o que poderás mudar? Sábio, na realidade, é quem dá valor ao que tem, antes de perdê-lo. Às vezes, tardiamente, descobre-se que: “Eu era feliz e não sabia”.

Certa vez um rei chamou um sábio, e lhe fez três perguntas: Qual é o momento mais importante de minha vida?  Qual é a pessoa mais importante de minha vida? e, Qual a missão mais importante de minha vida?

Preste muita a atenção, vejam o que sábio disse: O momento mais importante de sua vida é o agora; A pessoa mais importante é aquela que está ao seu lado; e a missão mais importante é fazer essa pessoa feliz.

Aí está a Essência do Bem-viver, portanto, faça tudo bem feito, com consciência, facilitando as coisas para as outras pessoas, e o universo conspirará a seu favor.

Muitos fazem está pergunta: “O que é vida?” “Vida é a experiência de tudo aquilo a que damos energia e forma no momento em que fazemos planos para futuro”. Vida é hoje, aqui e agora, onde quer que você esteja, e os resultados virão plenos de possibilidades quanto ao que foi realizado conscientemente.

Tem pessoas que vivem sob forte ansiedade pelo futuro duvidoso. E não se surpreendem quando o desejo se apresenta e nada muda. Pergunte ou observe aqueles que lutaram perseguindo o destino, nunca esquecendo que o resultado de tudo estava neles mesmo.

Os seres humanos vivem de resultados, que são favorecidos pelos pensamentos e sentimentos de ordem particular e/ou coletiva. Portanto, um pensamento justo, digno e perfeito acaba trazendo resultados benfazejos para todos. Caso contrário, os resultados nem sempre serão bons.

A vida é ótima! Só depende de nós! Se a vida vai melhorar, se o mundo ainda está imperfeito é resultado da inconseqüência de muitos.

Existem os que se dizem ateus. Quando os motores de um avião lotado de ateus para, não tem um que não se converta. “Ai! meu Deus!” Da mesma forma os tais materialistas. Se houvesse a possibilidade de conhecerem mesmo a matéria, a substância universal, os mais sensíveis se converteriam, imediatamente.

Quando for observada a luz, a energia e a vida em tudo e em todos, será o sinal irrefutável de que o universo vai dar um salto quântico na eternidade.

A capacidade de cada pessoa deve ser como da águia que num mergulho certeiro se desempenha em pescar um peixe: Meta, onde se quer chegar; Estratégia, como chegar lá; Determinação, idéia fixa num objetivo; Responsabilidade, consciência naquilo que se quer; e 5º. Gratidão, pelas possibilidades da vida.

Acreditar naquilo que está dentro de si: um ser superior, sua consciência, seu espírito, o Mestre, e o outro, o eu pessoal regente da sua personalidade, que deverá ser educada, tal qual uma criança, que se transforma num personagem e depois num anjo.

 

Certas pessoas vivem mal-humoradas, remoendo mágoas dentro de si, não dando a menor atenção ao que se passa ao seu lado. Não observando as próprias conseqüências dentro de si.

Jamais se apaixone pelos seus problemas. Tem pessoas que têm suas almas tão envolvidas por eles que é só olhar para elas e logo se vê o problema estampado em seus rostos. Quem revive o passado negativo com freqüência acaba envenenando o presente.

Comemorem suas vitórias, suas conquistas, até mesmo pelo pequeno salário que recebe, pois ele, por hora, é o que foi conquistado. Declare: “A partir de agora vou ser alguém na vida. Farei o amanhã melhor do que o dia de hoje”. Reformule a sua vida, e faça um grande vôo em busca de seus objetivos.

Quando se comemora, eleva-se a autoestima e tudo de bom, justo e perfeito vai se fixando na alma, e a qualidade de vida vai melhorando cada vez mais.

O grande segredo é minimizar a distância que existe entre duas ou mais pessoas pelo bom humor, que se apresenta como nobreza de espírito.

Tudo é resultado, é conseqüência, e a volta do “filho pródigo” só depende da renovação de valores pessoais, e por que não dizer, coletivo?

Existem três inimigos responsáveis pela falta de paz e harmonia: O remorso pelos erros do passado; A ansiedade pelas decisões de amanhã; e A ingratidão pelas bênçãos de hoje.

Agora, já sabemos o porquê do mundo está passando por tantas dificuldades!

A Sabedoria Eterna ensina que o ser humano tem três primordiais missões: Fazer um filho; Plantar uma árvore; e Escrever um livro. Tudo isso é avaliado através da conduta pessoal: Um filho é o fruto, produto dos pensamentos e sentimentos que ficarão vagando pelo mundo vibrando sua energia por toda a parte; Plantar sob a Árvore do Bem e do Mal os desejos, que enquanto não gerarem bons frutos não se logrará uma boa e nova conquista; e já no Livro da Vida que muitos ignoram, preferindo as areias da praia sem se aperceberem que escrever ali é pura ilusão, enquanto, outros escrevem com letras de fogo no escrínio do universo o que ficará para as futuras gerações.

Reconhecendo que todos estão em missão, com tarefas a cumprir e experiência a assimilar, a vida lhe proporcionará tudo o que for necessário para o sucesso em todos os seus empreendimentos.

Na realidade, a sua missão estará sempre voltada a si mesmo através dos familiares, de outras pessoas, até mesmo do mundo todo. E o primeiro passo para reparar esse atraso evolucional por falta de consciência é procurar se esquecer das frustrações, amarguras, sofrimentos, abandonando a ansiedade pelo amanhã, vivendo o presente, diante de si.

Quais as piores atitudes que se pode imaginar? Viver criticando os outros e achar que não pode ser feliz e que ninguém vem aqui para ser feliz. A felicidade existe, sim!. Se está fora do alcance, fruto dos desejos e indecisões, é porque, naturalmente, nunca a colocamos dentro do coração.

Quando se faz com prazer as tarefas, o dever de casa, mais se revela as aptidões da pessoa, revelando os valores da alma e do espírito.

Já dizia Mahatma Gandhi: “Quando uma pessoa se conscientiza, mil sofrem o impacto dessa evolução”. Ele já conhecia a lei da sincronicidade. Quanto maior for o desafio mais fortalecido se fica pelas vicissitudes do mundo.

A missão geral da humanidade pode ser conhecida e, superados os limites poderá ser alcançada, mesmo com esse grande inimigo que reside dentro de todos nós. Nunca esquecendo que o maior presente de sua vida é você. Fique esperto, não deixe que nenhuma amargura brote em seu coração, pois ela contamina sua saúde e a todos que convivem com você.

A única solução é muito boa, difícil e fácil ao mesmo tempo: o Perdão. Este acaba elevando todos os princípios de vida em cada indivíduo que supera a si mesmo.

Nunca deixe de elogiar. A autoestima é valorizada pelo elogio, reconhecimento, incentivo. Portanto, aprenda a elogiar as pessoas, e o resultado lhe será surpreendente.

As pessoas quando se sentem bem consigo mesmas, vivem, produzem, compartilham e interagem melhor com os demais. O bom humor é um grande atributo nos verdadeiros líderes, pois líderes geram vencedores. O rico não é o que mais têm e, sim, o que menos precisa. “O líder é um negociante de esperanças” dizia Confúcio.

O otimista acha que tudo vai dar certo, e o entusiasta faz tudo acontecer. “Deixe que eu vou fazer", vale mais do que “alguma coisa precisa ser feita”. “Sede como os pássaros que ao pousarem num instante sobre os ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam antes de voar” Vitor Hugo.

Numa viagem a duração é mais importante do que o próprio destino. Quando se chega lá, aquilo que se desejava já não tem mais valor, pois foi superado pelo próprio percurso.

Em primeiro lugar se deve fazer o que for necessário, depois o mais difícil e, em seguida, você se espantará fazendo o impossível.

Comece agora! Transforme a sua vida, a começar por você, e o mundo mudará substancialmente. Faça tudo com bom humor e deixe para pensar na vida depois. Assuma que são as perguntas que movem o mundo, e não as respostas.

O ser humano estará realizado quando puder afirmar: “Vim inconsciente para a terra, e vou voltar vencedor por ter vencido a mim mesmo”.